segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Minuta para 1.º contacto

Meus caros, tal como decidido na reunião de concelhia de 15 de Novembro, consta infra sugestão de minuta com pedido de parceria às entidades públicas e privadas. O documento a que se alude como anexo faz parte dos documentos de apoio disponibilizados em www.limparportugal.org. Podem encontra-lo aqui (basta clicar em dowload).

Façam as vossas sugestões na caixa de comentários. A discussão, de acordo com o timing estabelecido na mesma reunião de 15/11/2009, encerra às 12h01m de sábado (mais coisa, menos coisa…).


"Ex.mo (s) Senhor (es):
Presidente da (…)


Paredes de Coura, 17 de Novembro de 2009


Assunto: Projecto Limpar Portugal

Ex.mo (s) Senhor (es),
o Projecto Limpar Portugal é um movimento voluntário, actualmente com mais de 14.000 elementos em todo o país, que, partindo de uma semelhante experiência de sucesso levada a cabo na Estónia no ano de 2008, visa promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010. Toda a informação sobre o projecto está disponível em www.limparportugal.org.

No sentido de facilitar a tarefa de monitorização e limpeza das lixeiras, o projecto considerou a divisão dos voluntários por grupos de âmbito territorial correspondente à área de cada concelho. A concelhia de Paredes de Coura foi constituída em reunião levada a cabo em 15 de Novembro de 2009 e conta já com 23 voluntários, número que tem crescido diariamente.

Para cumprir o objectivo é necessário reunir voluntários que possam colaborar na preparação logística do evento e, mais do que isso, promover a criação de parcerias com entidades públicas, como é caso da Câmara Municipal/Escola/etc. a que V.Exa preside, * e privadas, como o caso da V/ empresa *, que possam, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais), colaborar na execução da iniciativa. É muito importante esclarecer que o PLP não aceita quaisquer donativos em dinheiro.

Considerando o supra exposto e, mais ainda, a V/ sensibilidade para a urgente necessidade de promover a educação ambiental da população e tomar medidas de protecção ambiental, vimos solicitar a colaboração de V.Exas. Para o efeito, anexamos à presente uma lista, meramente exemplificativa, dos materiais e equipamentos que serão necessários.

No pressuposto da V/ colaboração, ficamos ao dispor para eventual reunião, a agendar com a maior brevidade possível, em que possamos expor, de forma mais detalhada, a dinâmica do projecto bem como apreciar os termos exactos da parceria que, estamos certos, pretenderão estabelecer com a concelhia de Paredes de Coura do Projecto Limpar Portugal.

Na expectativa das V/ prezadas notícias, subscreve-se

O coordenador concelhio

_________________________
Mário Pedro Braga de Sousa, Eng. "


* adequar ao caso.

9 comentários:

  1. Sobre o texto, é necessário ter em conta que o cabeçalho e rodapé devem conter o logo da iniciativa bem como os contactos (morada de e-mail, telefone) do coordenador (creio eu...).

    Não me pareceu oportuno estabelecer um prazo para resposta pois torna a abordagem agressiva. Em todo o caso, deixo à consideração.

    ResponderEliminar
  2. parece-me muito bem e concordo que, para uma primeira abordagem e até nossa apresentação, não deve conter prazo para resposta. Vamos aguardando as que surgirem e depois logo veremos.

    Cátia Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Tiago em relação ao cabeçalho, quanto ao prazo, acho bem estabelecer uma data limite.
    Mas do resto parece-me bastante bem.

    ResponderEliminar
  4. A mim , parece-me que está muito bem. Acho que não por data limite pode ficar o dito pelo não dito, no sentido de não obtermos resposta...

    ResponderEliminar
  5. André Rodriguez, eu percebo q aches necessário estabelecer uma data limite, com receio de não virmos a obter quaisquer resposta. Porém, nesta primeira abordagem parece-me, de facto, um pouco agressivo.mas se tiver q ser, será ;)

    Cátia Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Caros todos,

    Meras sugestoes,

    1 Toda a informação sobre o projecto está disponível com maior detalhe em www.limparportugal.org.

    2 Acho que se devia incluir uma nota para ajudarem na divulgacao do projecto, bem como para pedir que a freguesia contribua tb com voluntarios...

    3 Na expectativa das V/ prezadas e rapidas notícias, subscreve-se...

    Sao meras sugestoes, pois o texto esta muito bom, tb ninguem esperava o contrario...

    Desculpem o portugues, mas este pc nao esta configurado para portugues e como sou um pouco infoexcluido tenho que sofrer o mal de escrever no pc do Andre Rodriguez.

    Carlos Barbosa

    ResponderEliminar
  7. Acho que o texto está bom e certamente conseguirão incluir uma fórmula para que a inclusão de prazo de resposta não seja agressiva. Expressões como "rogamos" ou "solicitamos" costumam resultar.

    Caso alguns patrocínio não seja possível em géneros, dada a tipologia da entidade ou o seu campo de actividade, podemos criar uma conta [lista de casamento:-)], em algum estabelecimento, para depósito de donativos e conversão em materiais. Penso que o dito estabelecimento deva ser um dos parceiros.

    ResponderEliminar
  8. O texto está muito bom :-) Encontrei uma página no Facebook de um grupo denominado "I love Paredes de Coura". Vou enviar-lhes uma mensagem a informá-los deste projecto. Se eles amam Coura pode ser que queiram participar ;-)

    Força aí, Amigos Courenses ;)

    Gabriela

    ResponderEliminar
  9. Também acho que o texto está muito bom e sou da opinião de que neste primeiro contacto não devemos estabelecer um prazo de resposta.
    Caso seja necessário, poderemos sempre voltar a enviar uma nova carta e nessa estipular um prazo.
    Bom fds para todos.
    Carla Barbosa Pereira

    ResponderEliminar